sexta-feira, janeiro 21, 2005

Um blog com interesse

Numa das minhas navegações deparei com o blogue Educação Comunitária, que penso tem interesse em ser visitado. Muitas das suas preocupações são certamente partilhadas por vós (por nós...)

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Um novo blog...

Depois de algumas hesitações, decidi começar a publicar um blog pessoal, logo, não integrado em qualquer disciplina da Universidade... Intitulei-o A Memória Flutuante. Se o quiserem visitar, acedam "clicando" no título...

Aprender com a diversidade

Acaba de me chegar às mãos um pequeno volume intitulado Aprender com a Diversidade. Um Guia para o Desenvolvimento da Escola, que é acompanhado por um DVD (Nós... na Escola). É uma publicação patrocinada pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME) e pelo Departamento de Educação Básica (já não existe, neste momento) do Ministério da Educação. Penso, por isso, que deve ser enviado rotineiramente às escolas e por isso dou já a informação, mesmo antes de o ver com cuidado. Mas os nomes que constam como mentores e/ou responsáveis pelo projecto são crédito suficiente para desde já poder dizer-vos que vale a pena tê-lo em atenção: refiro como exemplo Mel Ainscow , do Departamento Educational Support and Inclusion da Universidade de Manchester, que tem trabalhado de perto com a grande responsável pelo projecto, e a Drª Ana Maria Bénard da Costa, que foi directora de serviços do Instituto de Inovação Educacional e que tem dedicado a sua vida ao problema das crianças com dificuldades de aprendizagem. O DVD centra-se na realidade de duas escolas básicas, a 1, nº 2, de Pinhal Novo, e a 2,3 de Luís de Sttau Monteiro de Loures.