sábado, novembro 04, 2006

Integração da tecnologia na sala de aula


Jason Kamras, 2005 National Teacher of the Year *




Turning the Tables -- Students Teach Teachers *
Elementary, middle, and high school students help veteran and prospective teachers include technology in their lessons to enhance student learning.


Dois exemplos de professores que procuram integrar a tecnologia na sala de aula.

O primeiro exemplo, Jason Kamras professor de matemática nomeado o “Professor do Ano em 2005” nos EUA, faz uma descrição sobre como a integração da tecnologia nas aulas de matemática o ajudaram a motivar os alunos, a criar estratégias de ensino adaptadas aos alunos de cada escola e consequentemente a diminuir o insucesso a esta disciplina de 80% para 40% em um ano lectivo. O seu trabalho foi enriquecido pela colaboração de todos os professores de matemática da sua escola.

O segundo exemplo trata da criação de um programa “Genaration Y Program”, que procura em algumas escolas (norte americanas) formar pares de alunos que dominem bem a tecnologia com professores que não a domine bem mas que conhecem bem os temas que ensinam. Os alunos ensinam os professores a dominar melhor a tecnologia, descrevem a outros professores como é para eles uma boa integração da tecnologia nas aulas e o que torna uma página de Internet fácil de utilizar.

Sendo o primeiro exemplo excelente no que toca ao trabalho colaborativo entre professores da mesma área disciplinar, que tem como objectivo principal aumentar o sucesso dos alunos.
O segundo exemplo, é um surpreendente projecto que evidencia a vontade que alunos e professores têm em se ouvir e em por alguns momentos “trocarem os papeis”.
Os documentários podem ser vistos em registo vídeo a partir de http://www.edutopia.org/797 (basta clicar em “Play Vídeo”, mesmo por baixo da imagem).

* Video Documentaries on Teacher Preparation, acedido em Novembro 4 de 2006, a partir de http://www.edutopia.org/797#